CONHEÇA O MODELO PEDAGÓGICO DO ISCED

ABOUT EVENT

O Instituto Superior de Ciências e Educação à Distância (ISCED) é uma Instituição Privada de Ensino Superior vocacionada, exclusivamente, para a educação aberta e à distância, na modalidade online, sedeado na Cidade da Beira, em Moçambique, funcionando no mercado desde o ano de 2015.

O seu campo de acção abrange todo o território nacional, estando representado em todas as províncias do País, através dos seus Centros de Recursos, conforme indica a figura abaixo:

Figura 1: Os Centros de Recursos do ISCED

O ISCED é a única instituição no País que aplica a modalidade de ensino à distância, de forma exclusiva e na modalidade online. Aplica um modelo pedagógico em que a aprendizagem assenta-se no estudante a quem se exige uma maior autonomia na busca do conhecimento, através da sua interacção com o tutor e com outros estudantes, via Plataforma Moodle. Nesta plataforma, definida como espaço virtual de gestão da aprendizagem, o estudante encontra e realiza as seguintes actividades de aprendizagem online:

Fórum: espaço assincrónico de debate, em torno de um tema (ou situação problemática), com participação obrigatória dos estudantes e moderação do tutor. Para a realização do fórum, o tutor lança (propõe) o tema (ou situação problemática) e os estudantes, de forma individual colocam, com base numa fundamentação teórica, os seus pontos de vista. Os estudantes interagem entre si, com moderação do tutor. A participação do estudante no fórum conta para a avaliação de frequência. Os quadros que seguem resumem os critérios definidos pelo ISCED para a avaliação de um Fórum:

Quadro 1: Itens de avaliação e sua pontuação

Nº De

Ordem

Itens de avaliação Pontuação
Post 1 Post 2 Post 3 Total
1 Post de conteúdos na plataforma. 1.5 1.5 1.5 4.5
2 A coerência e relevância do conteúdo postado em relação ao tema em debate e a discussão pelo estudante. 2.5 2.5 2.0 7.0
3 A qualidade da escrita e da linguagem usada pelo estudante. 2 2 1.5 5.5
4 Citação e referência bibliográfica em cada post. 1 1 1 3.0
TOTAL 7 7 6 20

Quadro 2. O significado e objectivo dos itens de avaliação:

Nº De

Ordem

Itens de avaliação Significado Objectivo
1 Post de conteúdos na plataforma. Colocação de qualquer conteúdo, no tema em debate, pelo estudante, no Moodle Encorajar a presença/participação do estudante no Fórum
2 A coerência e relevância do conteúdo postado em relação ao tema em debate e a qualidade da análise e discussão pelo estudante. A relação e importância do conteúdo postado com o tópico em discussão e análise e discussão crítica com base em exemplos práticos sobre o tópico em discussão. · Evitar que os estudantes fujam do tema em debate;

· Estimular que o estudante responda diretamente à questão de discussão e traga informações pertinentes e aplicáveis.

· Desenvolver o raciocínio e reflexão crítica do estudante.

3 A qualidade da escrita e da linguagem usada pelo estudante. Estrutura coerente e compreensível, sem erros ortográficos, de gramática e de formulação e uso de uma linguagem positiva, académica e profissional. Desenvolver o pensamento lógico e hábitos de escrita sem erros.
4 Citação e referência bibliográfica em cada post. O estudante consulta obras bibliográficas para participação no fórum. Desenvolver hábitos de leitura, evitar o uso excessivo do senso comum pelos estudantes e combater o plágio.

• Chat: espaço sincrónico de interacção estudante-estudante e estudante-tutor, em torno de um tema (ou situação problemática) previamente agendado pelo tutor.
  • Testes:num dado módulo, que em média tem a duração de 75 dias (2 meses e meio) o estudante realiza no máximo três testes escritos, com pontuação de 1 a 20 valores, cada. As notas dos testes e dos fóruns contribuem para avaliação de frequência, com o peso de 25% , na média final. As figuras 1 e 2 ilustram as principais actividades configuradas na Plataforma:

Figura 1: Visão geral do módulo Introdução ao Direito

Figura 2: Principais actividades de aprendizagem online, na Plataforma

1. O ISCED adopta o regime modular. Ao fim de 2 meses e meio de duração de um módulo, realiza-se o exame, de forma presencial em uma sala de aulas, vigiado por um ou mais docentes, conforme o número de estudantes que realizam o exame. Num ano académico, o ISCED realiza quatro sessões presenciais de exames. A nota de exame pesa 75% para a média final.

EVENT SPEAKERS

Registration for : CONHEÇA O MODELO PEDAGÓGICO DO ISCED