Voltar a página inicial

Perguntas Frequentes (FAQs)

Por que formação à distância?

As transformações produzidas nas últimas 2 decádas, resultantes da globalização, estão gerando um modelo de sociedade em que a formação é posta como factor estratégico do desenvolvimento, da produtividade e da competitividade. Estas transformações, influenciam o nosso país e fazem com que haja uma crescente demanda social de formação, diversificada e dinâmica, devido às exigências de níveis mais elevados de educação, aos avanços tecnológicos, à insuficiência de qualificação e os megaprojetos. O atual sistema educativo convencional, têm-se apresentado ainda sem capacidade de atender tais necessidades.

A modalidade de ensino a Distância é um processo de ensino-aprendizagem que busca oportunizar ao cidadão um aprendizado independente, auxiliado com o avanço das tecnologias de informação e de comunicação, onde professores e estudantes estão separados espacial e/ou temporalmente, permitindo a estes participarem de uma formação com qualidade e conciliando com a sua vida profissional.

O que é Educação à Distância-EaD?

Educação a Distância. É uma forma de ensino/aprendizagem mediados por tecnologias que permitem que o professor e o estudante estejam em ambientes físicos diferentes.

EaD possibilita que o estudante crie seu próprio horário para estudar pois geralmente as aulas são ministradas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, AVA, via internet, e o estudante apenas comparece a instituição de ensino para realizar os exames ou provas. Nessa modalidade o estudante acompanha a matéria através de mídias como televisão, vídeo, CD-ROM, telefone celular, iPod, notebook, tablet etc.

Quem regula a Educação à Distância em Moçambique?

A Educação a Distância em Moçambique, foi regulamentada pelo Decreto-Lei nº 35/2009, de 7 de julho, do Conselho de Ministros. Entre outras disposições, determina que a educação a distância será oferecida por instituições especificamente credenciadas pelo Ministério que superintende o ensino superior e os cursos, acreditados pelo Instituto Nacional de Educação à Distância-INED, orgão regulador do ensino à distância em Moçambique.

Quais são as vantagens de Educação à Distância?

Abragência

A EaD permite atender a um público muito maior e mais variado que os cursos presenciais. Promove eliminação ou redução de barreiras de acesso a cursos ou níveis de estudo, bem como diversificação e ampliação da oferta de cursos. Oferece oportunidade de formação adaptada às exigências atuais, principalmente a pessoas com uma profissão, os que não puderam freqüentar escolas tradicionais ou que não teriam como voltar a continuar a estudar sem a EaD.

Custos reduzidos
  • Comparativamente à formação desenvolvida presencialmente em sala de aula, a formação a distância é a solução com menores custos para as instituições e para os formandos.
  • Não necessita de sair do seu espaço para aprender. Pode frequentar o curso a partir de casa ou do trabalho ou outro local desde que possua um computador ou dispositivo electrónico como o tablet, smartphone e ligação à Internet.
  • Pode conciliar a sua vida profissional e pessoal.
Flexibilidade ensino-aprendizagem

Onde estudar? Quando estudar? Em que rítmo?

  • Pode aceder aos conteúdos dos cursos a qualquer hora do dia ou noite, onde quer que se encontre, em qualquer parte do Mundo.
  • Cada estudante gere o seu horário, o seu próprio autoestudo em função da sua disponibilidade e respeitando o seu ritmo de aprendizagem.
Aprendizagem Eficaz
  • Essa modalidade de ensino permite uma eficaz combinação de estudo e trabalho, garantindo a permanência do estudante em seu próprio ambiente, seja ele profissional, cultural e familiar.
  • O estudante passa a ser sujeito ativo em sua formação (construção do conhecimento) e faz com que o processo de aprendizagem se desenvolva no mesmo ambiente em que se trabalha e vive alcançando assim uma formação entre teoria e prática ligada à experiência e em contato direto com a atividade profissional que se deseja aperfeiçoar.
Aprender pela internet é fácil e motivador

Motivador e centrado no formando. Com a utilização de elementos multimédia e actividades dinâmicas, os resultados obtidos são excelentes.

Apoio do Formador/Tutor

O Tutor desempenha um papel fundamental como facilitador e mediador da aprendizagem, pelo que presta um acompanhamento ativo e permanente, quer nas atividades síncronas, quer assíncronas.

O ISCED está autorizado a oferecer cursos à distância?

Sim. O ISCED, foi autorizado a oferecer cursos superiores a distância através do decreto no 41/2014 de 15 de Agosto, do Conselho de Ministros e seus cursos foram acreditados pelo INED a 15 de Dezembro de 2014.

Qual a a duração dos cursos no ISCED?

Os cursos de licenciatura têm a duração de 4 anos, correspondentes a 240 créditos académicos e os de Mestrados têm a duração de cerca de 2 anos, correspondente a 120 créditos académicos.

O ano académico é dividido em 4 blocos. Ao iniciá-lo, você receberá um cronograma de estudos para cumprir, com a data de início e fim de cada bloco. Geralmente, cada bloco tem a duração de 8 semanas, sendo assim, neste período, você poderá escolher o melhor horário e dia para estudar o material didático e realizar as atividades da etapa. Você não consegue avançar para a etapa seguinte, antes da respectiva data de início. Desta forma, a turma caminha junto etapa por etapa, facilitando a interação com o tutor e entre os colegas.

Como são realizadas as aulas?

O estudante recebe todas as orientações de estudo, calendários e manual do estudante EaD a partir do primeiro encontro presencial não obrigatório e por meio da Internet/web, no Ambiente Virtual de Aprendizagem do ISCED (AVA-Moodle).

A partir dessas orientações, o estudante estudará e fará as atividades solicitadas, em hora e local de sua conveniência, respeitando os prazos estabelecidos e informados no AVA. Um dos principais diferenciais do EAD do ISCED são as atividades nos fóruns temáticos e nos fóruns de dúvidas, momentos em que a aplicação dos conteúdos apreendidos é demonstrada de forma dinâmica. Um professor-tutor orientará e acompanhará o estudante, visando o máximo aproveitamento durante o curso. Tal aproveitamento será conduzido por atividades programadas (leituras, tarefas, atividades avaliativas de campo, entre outras) a serem realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-Moodle).

As atividades avaliativas presenciais também estarão agendadas e lançadas no calendário acadêmico, visando o planeamento do estudante para cumprir os momentos presenciais e obrigatórios. Todas as atividades presenciais e a distância estarão detalhadas no cronograma apresentando aos estudantes no início de cada bloco, e também disponibilizado no AVA-Moodle. Nesse cronograma também constarão as informações sobre o Plano das Aulas e as atividades presenciais obrigatórias (encontros presenciais e provas).