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Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos

O Curso Superior de Gestão de Recursos Humanos do ISCED tem como propósito principal graduar profissionais com conhecimentos específicos de todos os factores e aspectos envolvidos na área de recursos humanos, qualificados podendo actuar nos processos de agrupar, aplicar, desenvolver, recompensar, manter e monitorar pessoas atinentes às organizações de tamanhos distintos sendo elas privadas, estatais e não-governamentais de qualquer ramo de actividade, bem como identificar, por meio de métodos, técnicas e práticas modernas, a importância das pessoas no contexto da mesma, tornando-o competente para actuar em diversos subsistemas que integram a área de Recursos Humanos das organizações, com formação tecnológica e humanística e em atendimento às demandas da sociedade e do sector empresarial.

Almeja – se um profissional com capacidade de pensar de forma reflexiva, com autonomia intelectual e sensibilidade ao relacionamento interdisciplinar, que lhe permita prosseguir os seus estudos após a conclusão da graduação.

Competências

Fazem parte do grupo de competências genéricas para o Curso de Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos as seguintes competências:

  • Compreender a evolução e a necessidade de actualização do conhecimento e das tendências na área de recursos humanos;
  • Interagir e trabalhar com pessoas, visando conseguir esforços de gestão no sentido de alcançar os resultados pretendidos;
  • Tomar decisões fundamentadas nas premissas e princípios da gestão de recursos humanos.

Competências Especificas

No que tange a componente das competências específicas para o Curso de Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos, o graduado terá as seguintes:

  • Avaliar o papel do comportamento humano na gestão organizacional;
  • Utilizar práticas e gerenciar processos de recursos humanos;
  • Planejar, elaborar e implantar estratégias de gestão de recursos humanos alinhadas às estratégias empresariais;
  • Desenvolver a capacidade de liderança, de negociação e de trabalho em equipa;
  • Gerenciar processos de mudança organizacional;
  • Aplicar tecnologias da informação na gestão de recursos humanos;
  • Avaliar e monitorar a cultura organizacional, considerando o contexto da sociedade Moçambicana;
  • Utilizar e avaliar indicadores de desempenho na gestão de recursos humanos;
  • Mediar as relações trabalhistas e sindicais;

Saídas Profissionais

O acesso ao mercado de trabalho nos dias de hoje, pauta-se por uma acérrima competitividade e a exigência incontornável de competências transversais relacionadas com a comunicação, trabalho em equipa, gestão do tempo, entre outras, que devem ser potenciadas ao longo dos anos de frequência académica no intuito de facilitar a entrada na vida activa.

Assim, as saídas profissionais dos Licenciados em Gestão de Recursos Humanos destacam-se as seguintes: Consultoria de recursos humanos, carreira académica, agências de recrutamento, organizações não-governamentais, organizações governamentais, etc.

Para mais informações, por favor veja o plano de estudos.