15 Ago 2019

O ENSINO À DISTÂNCIA ESTÁ DINAMIZAR O SISTEMA DE ENSINO NO PAÍS: Defende o Ministro de CTESTP

Na passagem da 1ª graduação da única instituição que provê o ensino à distância na modalidade online no país, ISCED, o Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Jorge Nhambiu, reconheceu o dinamismo que este sector de ensino superior está a proporcionar ao mercado de ensino, numa altura em que o país conta com um pouco mais de 50 instituições de ensino superior, entre públicas e privadas.

 

Deste número, cerca de 25% estão no segmento de ensino à distância, sendo que o ISCED é a única instituição que adopta o modelo não só à distância mas também, puramente online, o que faz com que o seu modelo pedagógico chegue a todos quadrantes do país, contrapondo as assimetrias geográficas que se constituem em um entrave para acesso ao sistema de ensino.

Pese embora o reconhecimento do contributo deste seguimento de ensino, o Ministro recomendou, por um lado, à fiscalização das instituições, com vista garantir a padronização das exigências necessárias para o provimento deste ramo de actividade.

Recorda-se que o ISCED conta com todos cursos acreditados e, reúne, no entanto, todos requisitos recomendados pelo sistema nacional de educação. Está igualemente, em processo de adesão ao projecto MoReNete, uma rede de dados de âmbito nacional que  interliga instituições acadêmicas de ensino superior e de pesquisa, desenvolvendo actividades sem fins lucrativos. A rede se destina a ser um meio para o intercâmbio rápido e eficaz dos dados do ensino e pesquisa entre os seus membros e tem como filosofia principal aproveitar e fazer uso da infra-estrutura de fibra já implantada no país. A rede  acomoda instituições acadêmicas públicas e privadas e centros de pesquisa.

O ISCED conta igualmente, com uma infra-estrutura tecnológica de ponta, com sistema de backup, que garante a realimentação em casos de falha de rede. Recentemente, a instituição concluiu um memorando com um provedor norte americano para garantir o repositório do documental na nuvem, como resposta aos efeitos causados pelo ciclone IDAI na região centro do país.

Download